jusbrasil.com.br
15 de Novembro de 2018

A prevenção de acidentes de trabalho é o melhor caminho

Paulo Francisco Grigoletti Gastal, Advogado
há 8 meses

A prevenção de acidentes de trabalho é o melhor caminho.

Paulo Francisco Grigoletti Gastal - Advogado no escritório Issler Ferreira e Russo Advogados

Com dados alarmantes, foi anunciado pelo Diário Popular na excelente matéria escrita pelo jornalista Vinicius Peraça, que os números referentes aos acidentes de trabalho aumentaram em Pelotas.

O acidente de trabalho é impactante, tanto para a sociedade, conforme cita a matéria gerou um gasto de R$1.183.168,56 (um milhão cento e oitenta e três mil cento e sessenta e oito reais e cinquenta e seis centavos) para a previdência social e a perda para o empregador de 26.124 dias de trabalho (somando todos os acidentes ocorridos entre 2012 e 2017), como para a família do acidentado que pode sofrer das mazelas por indeterminado período.

De acordo com a matéria temos três casos de acidente do trabalho a cada dois dias, o que nos faz questionar a respeito da falta de prevenção.

Visto isso, a melhor solução é a prevenção do acidente de trabalho.

Para tanto é necessário disciplina, tanto da parte administrativa de uma empresa como dos funcionários, todos são peças fundamentais para combater e evitar os acidentes de trabalhos.

Primeiramente temos que ter consciência, é necessário que a empresa adote métodos claros e que demonstrem os riscos enfrentados e as medidas que devem ser adotas para a precaução. A conscientização do empregado é, sem dúvidas, o método mais eficaz contra os riscos inerentes.

Deve ser enfatizado e exposto os riscos que o empregado está correndo. Essa conscientização pode acontecer através de palestras, placas (de perigo, risco e cuidado) e até o mapa de risco, que alerta, além do trabalhador, visitantes.

Os equipamentos de proteção individual são de suma importância para a prevenção desses acidentes, assim, é necessária uma organização por parte do empregador, na entrega do EPI juntamente com a instrução de uso adequada. Lembrando que que cada equipamento de segurança serve para determinada atividade, e não devem causar qualquer tipo de ônus para os funcionários.

Por fim, a melhor solução é a prevenção. O acidente de trabalho pode ocorrer em qualquer empresa, independente do seu grau de risco, por isso medidas de cautela devem ser adotas tanto nas pequenas empresas quanto nas grandes fábricas, sem a devida precaução o prejuízo é bem maior para o empregador como para o empregado.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)